quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Obama, Hamilton e o povo verde.


Não existe racismo no Brasil? Esta afirmação é feita por muitas pessoas em nosso país.
Certa vez estava em um boteco quando de repente um homem branco de olhos azuis, descendente de espanhóis começou a dizer meio que anestesiado pelo efeito do álcool em seu organismo, este discurso no mínimo absurdo:

_Rapaz eu vejo gente que é boba mesmo, fica preocupada com este negócio de preconceito e de racismo, eu acho isso a maior idiotice, “preto” pra mim é como se fosse gente, praticamente a mesma coisa! Se precisar cumprimentar eu cumprimento, abraço, beijo sem nojo mesmo, juro por Deus e por Nossa Senhora Aparecida. Agora namorar com minha filha, não! “Vai pra pu...!” Não vai mesmo rapaz, macaco desgraçado...

O discurso deste homem na verdade escondia um conflito interno dele onde ele lutava contra o preconceito entranhado em sua mente que herdara de seus pais e antepassados. Muitos hoje são assim não conseguem admitir o preconceito tão estabelecido dentro de suas mentes.

Correndo contra o preconceito o britânico Lewis Hamilton entrou para a história como o primeiro negro e o mais jovem campeão mundial de Fórmula 1, na mesma semana em que Barack Obama, foi eleito o presidente da maior potência econômica do mundo, (ou pelo menos foi até agora) os E.U.A. sendo também o primeiro presidente negro eleito na história do país.

É claro que tanto Hamilton quanto Obama estão longe de representar o sofrimento diário dos afro-descendentes que lutam contra o preconceito e o racismo enquanto enfrentam brutais desvantagens no mercado de trabalho, porém muitos acham que é um sinalizador que a mentalidade da humanidade pode estar mudando.

Verdadeiramente creio que isto tudo é uma distorção do que chamamos de racismo.
Simplesmente não há diferença, seja negro ou branco, índio ou asiático somos seres humanos e só!

Imagina se um salão de beleza proibisse a entrada de pessoas negras no estabelecimento, ou se uma empresa de cosméticos lançasse uma linha de produtos voltada apenas para o público “branco”, ou se fosse lançada uma publicação voltada exclusivamente para o público “loiro” isto seria um escândalo, sairia na mídia, movimentos afro-descendentes se levantariam, não é mesmo?
Mas isto acontece diariamente de maneira inversa vemos salões de beleza afro, revistas voltadas para negros, linha inteiras de cosméticos voltadas para pele escura e cabelos crespos, além de eventos, convenções, festas e cotas em universidades.
Isto não é racismo também?

Não gosto desta luta para que os afro-descendentes conquistem espaço, isto ainda é preconceito ainda é racismo.

Existe um grupo racista nos estados unidos que luta contra católicos, judeus, negros e asiáticos, em favor da “supremacia branca” ou seja, da superioridade dos brancos em todos os sentidos, chamada Ku Klux Klan.

Tenho medo de que todo o movimento pró afro-descendentes se torne a versão negra da Ku Klux Klan.

O que temos hoje é uma desigualdade gerada por uma sociedade racista e amedrontada, quase canibalista, ampliada pela intolerância a tudo que é “diferente da maioria”!
Se abrirmos nossos olhos veremos que esta segregação existe em todos os segmentos, sejam eles políticos, religiosos, sociais e raciais como o caso citado nesta matéria.

São Paulo um dia declarou: “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea: porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” Gl 3.28
Jesus ensinou: “...todos vocês são irmãos.” Mt 23.8

Concluo então que tudo está baseado na arrogância de seres chamados humanos, que sofrem de uma pseudo-superioridade e outros de uma pseudo-inferioridade, uma verdadeira desordem emocional e de consciência que no fundo esconde sua incapacidade de amar a diversidade criada por Deus.
Aquele pobre homem do início da reportagem descendente de espanhóis que afirmava tratar negros como “se fossem gente”, na verdade estava expondo sua angustia embebida em álcool de encontrar sua própria humanidade.

Esperava que tanto Obama quanto Hamilton fossem símbolos não de uma cor de pele, mas sim de grandeza, honestidade, competência e amor ao próximo, ainda que fossem verdes.


Deus nos abençoe, Graça e Paz!

3 comentários:

Unknown disse...

Adorei esse blog e tenho certeza que esse blog irá abençoar muitas pessoas!!!
Porque sei que Deus está no controle de tudo...
Bjos....

Nova Ordem Mundial disse...

Marxismo Cultural.

Pesquise a origem dos que promoveram a Revolução Russa. A origem dos donos de Hollywood e dos donos do sistema financeiro mundial.

"Muito além do cidadão Kane"

Maçonaria: Trevas ou Luz?

Anônimo disse...

Querem ser aplaudidos se passando por bons. Buscam ser glorificados por outros homens. Querem aplausos.

A maioria é burra e segue o diabo.

Colabore!

SEJA UM COLABORADOR DESSE MINISTÉRIO

Caixa ECONÔMICA
AGENCIA 4118
OPERAÇÃO 013
CONTA 19323-7
ADRIANA S. CASTRO MORAES

Itaú
Agência 8372
Conta Corrente 02014-2
Daniel Alvarez Rodrigues Moraes

MISSÕES

MISSÕES
Fotos de missões realizadas em Minas Gerais, Rio de Janeiro...

Endereço

  • Av. Presidente Kennedy, 2334 - Gramacho - Duque de Caxias-RJ